por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quinta-feira, 17 de maio de 2012

VASSOURINHA- Norma Hauer



‘ No dia 16 de maio de 1923 nasceu Mário Ramos de Oliveira, cantor que ficou conhecido com o nome de VASSOURINHA. Desde menino, ele demonstrou aptidão para o canto e, com apenas 12 anos, em 1935, tomou parte de um filme de nome "Fazendo Fita".

No ano seguinte, com apenas 13 anos, foi trabalhar como contínuo na Rádio Record de São Paulo; cantarolava durante o trabalho e à noite apresentava-se ao microfone da emissora como cantor, com o nome de Juracy (que serve para os dois sexos). Isso porque sua voz ainda era infantil.

Mais tarde, resolveram arranjar outro nome para ele, quando se tornou o Vassourinha. A história que sempre ouvi a respeito desse apelido é que ele, como contínuo da rádio, fazia faxina e "cantava" enquanto varria a emissora. Isaurinha Garcia ouviu-o, sugeriu o nome de Vassourinha e ele passou a cantar profissionalmente. A outra história sobre seu apelido, consta da Internet, mas, para mim, a que descrevi é a verdadeira porque a conheço há muitos anos .

O compositor Antonio Almeida, indo a São Paulo, gostou de Vassourinha e o trouxe para o Rio, a fim de que lhe dessem chance de gravar. Como ele cantava as músicas do repertório de Silvio Caldas, João Petra de Barros e Luiz Barbosa, sentiu que era deste que mais se aproximava, cantando também samba de breque.

O grande sucesso de Luiz Barbosa era um samba de Braguinha e Alberto Ribeiro de nome "Seu Libório", cantado por Luiz no filme "Alô Alô carnaval". Por motivos de contratos com gravadoras , sendo Luiz Barbosa da Odeon e Braguinha da Colúmbia, Luiz não gravou esse samba.

Com a morte deste, em 1938, Vassourinha teve sua chance de fazer sua 1ª gravação desse samba e, na outra face do disco, gravou "Juracy”.

JURACY

Autores Antonio Almeida e Cyro de Souza

Desde o dia em que eu te vi, Juracy

Nunca mais tive alegria

Meu coração ficou daquele jeito,

Dando pinotes dentro do meu peito

Mas agora eu quero, eu quero saber,

Qual a sua opinião

Pra resolver nossa situação

Pode ser ou tá difícil, coração?

Eu trabalhei durante o ano inteiro

E consegui juntar algum dinheiro

Fiz uma casa que é um amor

Botei rádio, geladeira e tem ventilador

Nossa casinha lá na Marambaia

Fica a dois passos da beira da praia

E se você achar que lhe convém

Eu lhe garanto tudo isso e o céu também.

Daí começou a fazer sucesso, gravando: "Emília"; "Ela Vai à Feira"; "Chik,Chik,Chik, bum"; "Apaga a Vela"; "Olga"; "E o Juiz Apitou"; "Amanhã eu Volto" e "Volta pra Casa Emília".

Foram apenas essas suas gravações e, posteriormente, a Musicolor gravou todas em um LP.

Seu maior sucesso foi "Emília"

"Quero uma mulher, que saiba lavar e cozinhar..."

E de manhã cedo, me acorde na hora de trabalhar.

Só existe uma e sem ela eu não vivo em paz

Emília, Emília, Emília

Não posso mais”..

Ainda aqui no Rio, Vassourinha começou a padecer de uma doença degenerativa, retornou a São Paulo e faleceu dessa doença, que nunca foi bem esclarecida, em 3 de agosto de 1942, com apenas 19 anos.

Nenhum comentário: