Por Carlos Eduardo Esmeraldo
Esta é a pergunta mais difícil que os alunos do ensino fundamental e médio fazem a qualquer Professor de Matemática. E a resposta a ser dada é praticamente impossível. Há enormes dificuldades para satisfazer a curiosidade das pessoas sobre as finalidades da matemática. Uma resposta que não satisfaz é a de que, mais tarde, quando o estudante estiver cursando uma faculdade ou na pós-graduação vai utilizar todo aquele conhecimento obtido, este ou aquele teorema. Muitos alunos poderão argumentar que pretendem estudar medicina, letras ou direito e, que, portanto, não irão precisar aplicar aquele monte de equações e fórmulas que lhes são apresentadas como importantes. Do mesmo modo, dizer que a matemática é necessária para medir as grandezas existentes à nossa volta, não será a resposta esperada pelos alunos. Nem todos estão preocupados com isso.
Afirmar que a matemática desenvolve habilidades de cálculo e ajuda a abrir a mente, torna-se aparentemente irrelevante num mundo em que nossos jovens estão familiarizados com os microcomputadores, tablet e outros aparelhos eletrônicos.
Conforme nos ensina o Professor Geraldo Ávila, membro da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM: "existe consistência na afirmação de que a matemática ajuda a expandir o raciocínio, pois ela muito tem contribuído para o desenvolvimento de outras ciências e o progresso da humanidade." E ele nos acrescenta ainda: "O pensamento matemático vai muito além do raciocínio lógico. A intuição é a faculdade mental que nos permite obter o conhecimento de maneira direta, sem intervenção do raciocínio." Todo o conhecimento matemático teve início com o uso da intuição, essa extraordinária capacidade que tem o cérebro humano de desvendar possibilidades e, graças a ela, se chegou às grandes descobertas científicas. A matemática está por trás dos avanços tecnológicos recentemente postos à nossa disposição, tais como a eletricidade, os telefones celulares, calculadoras eletrônicas, microcomputadores, televisão digital e os modernos aparelhos para diagnosticar doenças à disposição da medicina, que têm possibilitado tantas curas e ajudado a prolongar a duração da nossa vida.
A Matemática está presente em todas as áreas do conhecimento humano: na pintura, na arquitetura, na música, como suporte da Física, Química e Astronomia. Na Administração de Empresas ela ajuda a controlar a gestão de estoque com redução de custos, otimizando receitas e conseqüentemente o lucro. A Matemática e principalmente a Geometria Euclidiana desenvolve importante papel na expansão do raciocínio lógico, fornecendo-nos deste modo, o desenvolvimento da nossa percepção visual e a possibilidade de melhor entendermos a realidade que nos cerca.
Ainda segundo o professor Geraldo Ávila, "a maior dificuldade em se perceber os reais objetivos do ensino da matemática, encontra-se no fato de que qualquer pessoa poderá se tornar um artista, escritor, advogado, ou médico, prescindindo dos conhecimentos matemáticos." Mas fica claro que nenhum deles poderá ser um profissional completo sem um conhecimento mínimo da Matemática, da Psicologia, da Sociologia, de Relações Humanas, assim como um bom engenheiro ou matemático não poderá prescindir dos conhecimentos mínimos de História, Administração, Psicologia, Sociologia, Direito, Biologia, Relações Humanas, e tantos outros.
Sempre que alguém se deparar com uma pergunta desse tipo, deverá satisfazer a curiosidade dos seus interlocutores com os argumentos acima expostos. Talvez seja uma tentativa para satisfazer às expectativas para a razão do estudo matemático.