por José do Vale Pinheiro Feitosa




Viva junto à alma mais próxima e compreenda que a proximidade é a medida da distância. Que a distância que os separa é este movimento maravilhoso da matéria e da energia. A maravilha é apenas esta surpresa porque esta proximidade é tão diminuta entre os dois e é a inesperada distância.

José do Vale P Feitosa



quarta-feira, 21 de setembro de 2011

KID PEPE - por Norma Hauer


Recebendo o nome de José Gelsomino, ele nasceu em Camp. Montesano, na Itália, em 19 de setembro de 1908 , vindo residir, com sua família, no Brasil fixando residência aqui no Rio de Janeiro. em 1914 .

Depois de exercer alguns empregos modestos, resolveu ser boxeador, por ser muito forte e violento. E foi assim que se tornou o KID PEPE.
Após quatro anos, cansado de lutas, resolveu sair para a música popular e freqüentar o reduto dos artistas de então: a Casa Nice (Casa e não Café, como se costuma intitulá-la atualmente), onde conheceu diversos compositores e cantores.
Pensou: estou feito, é isso que eu quero. Entretanto, além de falar mal o português, e ser desafinado não conhecia música, mas enveredou por esse caminho e “compõs” centenas delas, com os mais variados parceiros., principalmente com Germano Augusto (português de nascimento), motorista de Francisco Alves de quem se tornou amigo; David Nasser; Peterpan; Zé Pretinho...

Conheceu seu primeiro sucesso ao “compor” com Noel Rosa, o samba “O Orvalho Vem Caindo”, gravação de Almirante (Henrique Fôreis) para o carnaval de 1934.
Depois dessa, Kid Pepe quis que Noel lhe desse parceria em outros sambas; Noel negou-se e foi perseguido por Kid Pepe, que o ameaçava e chegava a agredi-lo. Mas Noel não cedeu.
Era comum dizerem na época, que de tanto perseguir Noel Rosa, este compôs “Século do Progresso”, cujos últimos versos dizem:

“No século do progresso
O revólver teve ingresso
Para acabar com a valentia”

A partir daí, Kid Pepe, por duvida (será que Noel comprou um revólver ?) deixou de persegui-lo.
Não mais conseguindo a parceria de Noel, Kid Pepe enveredou por outros caminhos.
Não dá para entender como é que Kid Pepe entrou na parceria de dezenas de músicas, tornando-se um nome conhecido na época, com vários s sucessos, como.:
“Implorar”, gravado por Moreira da Silva.
Seu nome ainda aparece em “Choro por Teu Amor”, com Castro Barbosa, que o gravou; Alo, Boy”, parceria de J.Piedade e Homero Ferreira; gravação de Carmen Miranda... até uma valsa, gravada por Orlando Silva: “Lágrimas de Rosa”, com um parceiro, músico de grande porte que foi Dante Santoro.

Kid Pepe foi outro que faleceu em seu “inferno zodiacal”, no dia 14 de setembro de 1991, sem completar 83 anos. 

Norma

Nenhum comentário: