Sempre tive folga nesta data dedicada aos servidores públicos. Hoje, que minha folga se dá nos 365 dias do ano, com uma lambuja no mês de fevereiro de ano bisexto, a data, embora continue marcando o dia do servidor, não é mais considerada "ponto facultativo" porque o Collor resolveu que não era e os que vieram depois delle têm o mesmo pensamento: servidor já tem muita folga.
Neste ano de 2011, Dilma resolveu transferi--lo para 14 de novembro (uma segunda-feira). Como o dia 15 é feriado, ela “criou” um feriadão.
Bom, essa data marca o dia do servidor porque em 28 de outubro de 1939, através de um Decreto-lei (nº 1713) entrou em vigor o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União. Aquilo era um decreto-lei, logo acharam que deveria ser mudado. Depois de janeiro de 1946, nosso país se "transformou" em uma democracia (com a posse do candidato eleito nas eleições de 1945), assim, muitos decretos-lei foram revogados.
Julgaram que deveria ser votado pelo Congresso um novo Estatuto e isso aconteceu em 1952.
Já que a data era "do servidor", no dia 28 de outubro de 1952 entrou em vigor o novo Estatuto, cuja lei que o aprovou recebeu o nº 1711.
Dessa forma, a data foi mantida e sempre era considerada "ponto facultativo" até que...Collor acabou com a "brincadeira.
Os governos que vieram depois continuaram comemorando o Dia do Servidor Público , mas não na data certa (28 de outubro) e sim na segunda-feira mais próxima dessa data.
Só que Dilma deixou o “tal dia do servidor”, bem distante do 28 de outubro
Quanto aos governos municipal e estadual continuaram mantendo a data tradicional,
E se formos analisá-lo bem, hoje há outro Estatuto sancionado pelo Collor em 11 de dezembro de 1990, cuja Lei recebeu o n° 8112. Nada a ver com o 28 de outubro. A Lei 1711, que revogara o Decreto-lei 1713 foi revogada pela nova lei
Foi o Estatuto do Servidor que “abiu as portas” do serviço público para o “povão” ao instituir o concurso público para que nós, pobres mortais, pudéssemos ingressar na qualidade de funcionários nas repartições públicas , antes restritas aos “apadrinhados”.
Os concursos continuam, mas ainda há muito servidor que, como as “Marias Candelárias” ainda são indicados pelo QI (quem indicou).
“Maria Candelária
É alta funcionária.
Caiu de “paraquedas”
Caiu na letra O,O,O...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário