Um humilde trabalhador honesto, mesmo que seu sobrenome não seja tão conhecido, ou não tenha um diploma universitário, tem tanto valor quanto um doutor. Grande parte das famílias que compõem a elite dominante de nossa sociedade são preconceituosas, racistas e discriminatórias. Deveriam se envergonhar de um comportamento tão impróprio para uma pessoa que se diz de família tradicional. Em Crato e em Fortaleza tenho amigos valorosos que não pertencem a famílias importantes, não têm diploma universitário, não são ricos e que dão grande exemplo de vida, com a sua dignidade, retidão, honestidade, bondade e solidariedade. Estão sempre a ajudar ao próximo, principalmente os mais necessitados. Essas pessoas fazem a diferença em um mundo tão cruel, violento e cheio de preconceito, racismo e discriminação.
No livro do Gênesis, podemos observar que o ponto alto de toda obra criadora de Deus é o sexto dia, quando Ele cria a humanidade. “E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher.” (Gn 1,27). Nesse trecho podemos entender que todos os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus. A Bíblia nos ensina que Deus nos ama a todos sem distinção. E sabemos que Ele mandou seu filho Jesus para nos salvar. E Jesus veio nos ensinar a amar e nos manda amar o nosso próximo. Mas o homem na sua prepotência e orgulho se acha melhor do que os outros. No capítulo 25 do Evangelho de Mateus, Jesus diz que tudo o que fizermos com o menor dos nossos irmãos será feito a Ele. Portanto se maltratarmos uma pessoa é a Deus que estamos maltratando.
É maravilhoso sonhar com um mundo melhor e mais humano. A vida seria mais harmoniosa se todos reconhecessem a igualdade entre as pessoas e que não existisse essa doença impregnada na sociedade que é: o preconceito, a discriminação e o racismo. Dias melhores virão, essa deve ser a nossa esperança.
4 comentários:
Magali,
Excelente texto, maravilhosa reflexão.
Só uma pessoa com a sua sensibilidade,
escreveria com tanta propriedade. Parabéns!!!!
Meditemos. Abraços: Liduina.
Parabéns, pela lucidez.
procuro viver àq margem do preconceito...Não considero uma tarefa difícil.
Mas acho o bem amar mais complicado. Neste campo sou sempre aprendiz.
Enfim somos humanidade!
Abs.
Obrigada Liduína! Como sempre suas palavras são bastante incentivadoras e me deixam contente.
Um grande abraço.
Magali
É isso mesmo Socorro, a vida é uma escola, todos nós estamos sempre aprendendo. Como diz a música de Gonzaguinha: "cantar e cantar, a beleza de ser um eterno aprendiz".
Obrigada pelo comentário, amiga.
Abraços.
Magali
Postar um comentário