
Temos na linguagem e na expressão corporal, mais específicamente na expressão facial, um agente comunicador e determinante que exterioriza e expressa emoções: o olhar.
Na área educacional, dentre todos os olhares, destacamos: o olhar tímido, o olhar vaidoso , o olhar do aluno ansioso, do aluno tranquilo, do líder, do submisso, do seguro, do inseguro, do extrovertido e muitos outros. É importante fazer a leitura bem feita desses olhares, para poder chegar junto, prestar apoio, se necesário. É a questão da acolhida, do despreendimento carinhoso e educativo. No senso comum, na vida corriqueira, temos: o olhar amoroso, o olhar autoritário, o olhar desprezível, o olhar sensual, o olhar sofrido, o olhar alegre, o olhar preocupado, etc...
E para ter condições de decifrar e entender cada olhar, é importante que nos coloquemos no lugar do outro ( empatia) para sentirmos a mesma emoção. E ai, por inferência, acrescida de um "olhar clínico", ajudar e partilhar do incrível e misterioso mundo psíquico das pessoas.
Finalmente interagir, exercitar e praticar a ajuda, a compaixão, e a caridade humana, fatores tão necessários para a convivência interpessoal.
Façamos isso.
2 comentários:
Liduina,
Uma verdadeira lição sobre o olhar, mas lendo seu texto lembrei-me da canção "Romaria" de autoria de Renato Teixeira, que eu transcrevo abaixo, acho que complementa teu raciocínio:
ROMARIA
Renato Teixeira)
É de sonho e de pó, o destino de um só
Feito eu perdido em pensamentos
Sobre o meu cavalo
É de laço e de nó, de gibeira o jiló,
dessa vida cumprida a só
Refrão
Sou caipira, Pirapora Nossa
Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
O meu pai foi peão, minha mãe solidão
Meus irmãos perderam-se na vida
Em busca de aventuras
Descasei, joguei, investi, desisti
Se há sorte eu não sei, nunca vi
Me disseram porém que eu viesse aqui
Pra pedir de romaria e prece
Paz nos desaventos
Como eu não sei rezar, só queria mostrar
Meu olhar, meu olhar, meu olhar
Abraços
Aloísio
Excelente Aloísio!
Adoro essa música.
Obrigada por trancrevê-la;
e por conseguinte, me deixar feliz.
Abraços: Liduina.
Postar um comentário